terça-feira, 29 de abril de 2008

 

Ajude a mapear crimes em sua cidade com o WikiCrimes

WikiCrimes
Um site brasileiro está tendo destaque na imprensa internacional por possibilitar às pessoas registrar locais onde ocorreram crimes, é o WikiCrimes.org (localizado em Fortaleza, Ceará).
Já havia ouvido falar dele a alguns dias atrás, mas hoje li um site português que também estava falando bem sobre a idéia criada pela equipe do WikiCrimes.
Nesse site é apresentado um mapa, no estilo do Google Maps, onde é possível apontar o local de ocorrência de um crime.
Apesar de ser um site novo, que inicialmente pretendia mapear a criminalidade na região de Fortaleza, toma agora outra proporção, o que é muito bom. Assim, as pessoas podem compartilhar informações sobre os acontecimentos de sua cidade.
Lógico, que por ser uma Wiki muita informação duplicada ou errada pode ser inserida, mas com o tempo pode ser uma grande fonte de informação quando você pretende visitar algum local.
Obs.: Para inserir ou pesquisar informações mais detalhadas basta cadastrar-se no site.

Link: WikiCrimes (http://www.wikicrimes.org/)

Marcadores: , ,


domingo, 27 de abril de 2008

 

Desenvolvimento .Net no Linux

Mono Project

O Visual Studio é uma grande IDE para o desenvolvimento de aplicações DotNet, porém, por ser uma ferramenta da Microsoft, somente pode ser utilizada em máquinas Windows.
Portanto, para realizar o desenvolvimento em máquinas Linux devemos utilizar o MonoDevelop, que também é uma IDE gratuita para ambientes GNOME Linux criada pela Novell.
O MonoDevelop faz parte do projeto Mono, que torna possível a utilização de aplicativos .Net no Linux.

Download: MonoDevelop

Marcadores: , , , , , , ,


sexta-feira, 25 de abril de 2008

 

Lista de comandos mais comuns do Ubuntu





Com o lançamento do Ubuntu 8.04, o site FOSSwire lançou uma lista contendo os comandos mais utilizados no Ubuntu Linux (Ubuntu Cheat Sheet).
Além desse resumo existe um outro artigo contendo os comandos mais usados, independente de distribuição.

Artigo: Ubuntu Cheat Sheet
Download: Ubuntu Reference

Artigo original: Unix/Linux Command Cheat Sheet
Download: Unix/Linux Command Reference

Marcadores: , , ,


terça-feira, 22 de abril de 2008

 

Melhor Apostila Ubuntu Linux em Português





O blog Ubunteiro disponibilizou um ótimo tutorial sobre o Ubuntu Linux, escrito por Ygor Abreu, que vai desde a instalação do sistema operacional e seus aplicativos até a sua atualização e otimização, tudo isso em português.

Faça o download do "Guia Completo Ubuntu" aqui.

Marcadores: , , ,


 

Instalando o Ubuntu

Decidi dar mais uma oportunidade para o ambiente Linux, só que agora decidi instalar uma distribuição que seja fácil de usar e que não exija muitas "firulas" para sua instalação e configuração. Então decidir utilizar o Ubuntu pois este é o mais elogiado em relação a esses quesitos.
Mas porque decidi por isso? Simples, se algum sistema operacional pretende ter sucesso, ele primeiro precisa ser fácil de usar, em segundo lugar, é necessário que várias pessoas o estejam utilizando (isso é o caso do Ubuntu), assim, fica mais fácil encontrar a resolução de problemas, o que melhora o uso do programa e atrai mais usuários para ele.
Consequentemente, torna-se mais atrativo o desenvolvimento de aplicativos para esse sistema operacional. Basta reparar na área de download de vários sites, onde é disponibilizada versões do sistema: além do Windows, uma para o "Ubuntu" e outra para os demais Linux.
Portanto, decidi solicitar o CD de instalação (quem não quiser esperar pode baixá-lo) para instalá-lo aqui em casa. Mas é claro que pretendia fazer isso sem afetar o meu Windows, pois a última coisa que eu queria era ter de reinstalá-lo ou perder alguma informação do HD. Decidi então, aproveitar que tenho 2 HDs e utilizar o segundo para a instalação do Ubuntu.
Após fazer o backup de todos os arquivos do segundo hd, abri o gabinete e desconectei o primeiro (o do Windows) e conectei o outro na segunda porta IDE (mudando o Jumper dele para Master) junto com o Drive de DVD (que ficou como Slave).
Adicionei o CD de instalação e configurei a Bios para efetuar o Boot por ele.
Segui os passos de instalação e pronto (não há nenhum mistério, basta mudar o idioma para o português e prossegir).
Depois de termidado, religuei a máquina (só que agora dando boot pelo segundo HD) e verifiquei que estava tudo correto.
Então desliguei novamente e tornei a conectar o HD do Windows. Lógico, tudo correu como o esperado, cada HD com o seu sistema operacional quietinho, nada de Dual-boot (o que tem vários pontos positivos).
Agora faltava a parte mais difícil, acessar a internet, quer dizer, configurar meu "WinModem" (SoftModem).
Apenas o Kurumim (que eu saiba) já vem com os drivers pré-instalados (tudo isso por causa do software proprietário desses dispositivos, além da dificuldade em determinar o equipamento instalado).
Então, a primeira coisa que fiz foi procurar no Help do Ubuntu como fazer para instalar os drivers e habilitar o Modem. Para a minha alegria, ele explicava o que era necessário para identificar a placa e baixar os drivers correspondentes no site Linmodem, baixei pelo Windows e segui os passos no Ubuntu, olhei os arquivos gerados e li qual era o arquivo de drivers que precisava ser instalado.
Após a instalação, reiniciei a máquina e utilizei o programa "pppconfig" para configurar a conexão dialup (digite na linha de comando: sudo pppconfig).
Depois de configurado, bastou acessar o programa "pon" (digite: sudo pon) para o modem começar a discar para o provedor.
Só para constar, para desconectar o dialup utiliza-se o "poff" (sudo poff) e para ver o log da conexão PPP utilize o "plog" (sudo plog).
Deixei baixando as atualizações de segurança do Ubuntu (em breve explico como fazer) e depois os drivers da minha placa de vídeo NVidia, que também não é OpenSource, assim, a experiência visual do Ubuntu ficou outra coisa.
Existe muita coisa a ser dita sobre o Ubuntu, mas vou me conter e publicar aos poucos aqui no blog.
Resumindo: "Enfim encontrei um Linux que me agradou."

Imagem:
http://www.ubuntu.com/themes/ubuntu07/images/ubuntulogo.png

Links muito interessantes sobre o Ubuntu:
- Pedir seu CD do Ubuntu
- Instalando o Ubuntu no HD com Windows de André Gondim
- Melhor ferramenta para acessar partições Linux a partir do Windows
- Outras ferramentas para acessar partições Linux a partir do Windows
- Site de drivers para SoftModems
- Programas Equivalentes (Windows X MacOS X Ubuntu)

Marcadores: , , , , ,


quarta-feira, 16 de abril de 2008

 

Backup de Capas de CD, DVD e Jogos


Tem um site, que eu já conheço a muito tempo (CDCovers), que armazena a imagem de Capas de CDs e DVDs armazenadas por pessoas de toda a parte do mundo.
Uma boa oportunidade para conferir como é a capa de um filme em francês, alemão, etc. Além disso, serve para você criar uma cópia "backup" das capas de seus filmes, para uma posterior utilização...
lá você pode fazer tanto download quanto upload de capas de filmes e de jogos, além disso você também encontra as fotos dos respectivos discos, o que também é muito interessante.
O site deles é muito organizado, quando você faz um upload eles solicitam o nome original em inglês do filme/jogo e disponibilizam vários CheckBoxs para você indicar qual é o tipo de imagem que está sendo enviado (Parte externa ou interna da capa, imagem do disco, panfleto que acompanha o box, etc), o que torna fácil a sua posterior localização dentro do site.
Para evitar problemas, todas as imagens passam por uma validação, assim, aguarde alguns dias para conferi-la até que ela seja disponibilizada no site.

Além disso todo, as 5 pessoas que mais fazem uploads durante o mês recebem prêmios, que vão de Placas de Vídeo, IPods, Câmeras digitais e PenDrives...

Link: CDCovers.cc

Marcadores: , , ,


sexta-feira, 11 de abril de 2008

 

Como investir na bolsa de valores


Para quem quer se aventurar no mundo do mercado financeiro, mas sem correr riscos de perder dinheiro, tem que acessar o site JovemInvest que é um simulador online da Bovespa e do BM&F (Bolsa de Mercadorias & Futuros).
Ao se cadastrar, você recebe um valor fictício de R$100.000,00 e com ele pode simular compras e vendas de papéis negociados na Bovespa. Tudo isso, utilizando as mesmas ferramentas dos investidores reais.
Assim, você pode ir se acostumando e aprendendo a investir na bolsa de valores, para só depois começar a investir seu dinheiro de verdade (caso você queira).
A partir desta semana o JovemInvest sofreu um upgrade, e agora permite a criação de Grupos de Competição onde você e seus amigos podem disputar quem consegue um melhor rendimento do valor aplicado, além disso, é possível trocar dicas e informações via scraps e mensagens com os outros competidores.
Uma outra coisa legal, informado pelo JovemInvest, é que os melhores investidores passam a ser destaque no site e podem até receber prêmios oferecidos pelos parceiros deles.

Marcadores: , , ,


quarta-feira, 9 de abril de 2008

 

Nova versão do TrueCrypt (5.1a)

O TrueCrypt é uma ferramenta muito boa para a criptografia automática de arquivos (além disso, ele é Free OpenSource) e em a pouco tempo atrás foi lançada a versão 5.0 contendo novas e interessantes funcionalidades.
Entre as novidades estão a capacidade de criptografar uma partição ou um drive de sistema inteiro (ou seja, uma unidade onde o Windows está instalado), com a autenticação sendo feita antes do boot (assim, quem quiser ter acesso ao sistema e arquivos, tem que digitar a senha correta toda a vez que o sistema é reiniciado). Com isso, todos os arquivos do HD ficam criptografados, até mesmo os arquivos temporários criados pelo sistema operacional, que poderiam armazenar informações valiosas, como senhas, cópias de arquivos abertos e histórico de navegação do usuário.
A partir dessa nova versão o Truecrypt passa a ter uma versão para Mac OS X, tornando-se o único software open-source de criptografia de discos que roda tanto em Windows, Mac OS X, e Linux.
Uma outra novidade é a inclusão de uma interface gráfica também nas versões Linux.

Como utilizar:
Para criptografar uma partição/drive, selecione o item de menu "System | Encrypt System Partition/Drive" e, em seguida, siga as instruções do assistente.
Para descriptografar uma partição/drive, selecione "System > Permanently Decrypt System Partition/Drive".

Download do TrueCrypt

Artigos relacionados:

- Como criar um drive criptografado


- Como inserir senha em pendrive

Marcadores: , , , ,


segunda-feira, 7 de abril de 2008

 

Tutorial JavaScript - Tudo Grátis

Perambulando pela internet a procura de um tutorial sobre JavaScript, para poder incrementar uma extensão do Firefox que eu estou desenvolvendo (em breve apresento aqui), acabei encontrando um site muito bom (W3Schools) que fala não só sobre JavaScript mas também sobre várias técnicas para desenvolvimento Web (html, xml, Ajax...).
Um dos detalhes mais interessantes que encontrei no site foram os exemplos de JavaScript. É o chamado TryIt Editor onde é possível não apenas visualizar o exemplo mas também alterar seu conteúdo e visualizar o resultado final dele (veja um dos exemplos).
Vale a pena lembrar que todo o conteúdo do site é gratuito (tutorias, dicas, exemplos, etc) e não é necessário nem cadastro.

Referência: Tutorial JavaScript

Marcadores: , , , ,


sexta-feira, 4 de abril de 2008

 

Própolis contra a Dengue

Segundo um pesquisador de Florianópolis, basta tomar algumas gotas diárias para que o mosquito nem se aproxime!
Saiba como proceder lendo o artigo "Biólogo explica como usar Própolis contra Dengue" (Publicado em 02/04/07)
Como leitura complementar leia também o artigo "Própolis pode combater malária" do Portal Amazônia (uma afiliada da Globo).

Marcadores: , , ,



Add to Technorati Favorites Adicionar aos Favoritos BlogBlogs diHITT

Assinar Postagens [Atom]