terça-feira, 30 de outubro de 2007

 

Capturando foto webcam via Delphi

A pouco tempo atrás eu estava precisando desenvolver um cadastro que possibilitasse armazenar uma foto de cada pessoa cadastrada.
Como utilizo o Delphi 2005 com banco de dados Firebird (versões 1.5 e 2.0) não foi difícil desenvolver essa tela. Mas, como fazer para obter a foto da pessoa cadastrada diretamente de uma Webcam, facilitando assim a utilização do sistema.
Procurei na internet e acabei achando um site que falava sobre um componente que capturava imagens da webcam, porém, não estava completo e também só funcionava até o Delphi 7. Consegui baixar do SourceForge os componentes que faltavam e as atualizações dos que eu já tinha. Precisei fazer algumas alterações para que a captura passasse a funcionar, além de baixar duas Dll's do DirectX que são necessárias para a codificação funcionar.
Abaixo estão os links para o download dos componentes, das dll's e da janela de teste de captura de imagens:
* Componentes DSPack => (Download com as minhas alterações p/ Delphi 2005)
* Janela de Testes => (Download)
* Dll's do DirectX 9.2 => (Download)

Abaixo eu apresento algumas imagens de como ficou a janela de captura, que foi adaptada do exemplo que vem junto com o pacote do DSPack.

Fig1.: Preparando a captura


Fig2.: Efetuando a captura


Fig3.: Enviando imagem para a tela de cadastro

Quem tiver alguma dúvida, pode mandar uma mensagem que eu respondo.

Agradecimentos ao blog do DProgrammer que foi a fonte inicial da minha pesquisa.

Marcadores: , , ,


Comentários:
Ola,
eu estou programando no Delphi 2007 e gostaria de saber se esse compontente tbm pode ser utilizado nessa versao.
e se for possivel, por favor , me de uma força em como instala-lo, pois eu to precisando mesmo.

qq coisa pode me add no msn : hectorfcortez@hotmail.com ou me manda um email : cortez.hector@gmail.com
 
Olá Hector,

Quando eu baixei os arquivos do DSPack eles também não funcionavam para o Delphi 2005, porém fui tentando instalar o componente e sempre que ia dando um erro eu abria o código e efetuava as alterações (ou em último caso eu comentava a linha, pois no meu caso os locais onde ocorreram os problemas não estavam relacionados com a captura de imagens).
Até que eu consegui fazer funcionar no Delphi, por isso eu montei um arquivo Zipado e publiquei no meu blog.
Lógico que não deu para explicar tudo, então pode perguntar...

Atenciosamente CoelhoNaRede
 
Olá, estou tentando capturar imagem no Delphi 2007.
baixei seus componentes e Dll's, porém ele da um erro e não funciona... "INTERFACE NOT SUPPORTED"... ele até acha o dispositivo, porém na hora de selecioná-lo dá esse erro...
voce poderia me ajudar???
Obrigado
Mateus
 
Olá Mateus, vou ver se descubro alguma coisa para lhe ajudar...
 
Olá!
Meu nome é André e eu gostaria de saber se é possível, capturar a imagem pro delphi, quando clica direto no botão da webcam...sem ter que usar o mouse para clicar num botão da tela como estou fazendo...

deco0_07@hotmail.com
[]'s
 
Criei um botao fechar(close) na tela de captura, e qdo tento capturar pela segunda vez da erro de violacao de acesso. Como resolvo?
 
Kra. brigadão aí... baixei a versão que vc fez pra rodar no delphi 2005. Ajudou bastante. Ficou 10.
 
Olá... Estou tendo o mesmo erro do amigo acima! Instalei o componente perfeitamente, porém, dá o erro: "Interface Not Supported".
Preciso muito de uma ajuda.
Desde já agradeço..

Meu email é dfc33@hotmail.com
 
David, você copiou as DLLs para um diretório tipo C:\Windows\System32\ e reiniciou o computador.
Tente debugar o componente caso continue dando o erro.
Tendo sucesso ou não, manda uma mensagem para mim.

Atenciosamente, Anderson
 
existe algum componente para o delphi 2007?
email
placidoloko@gmail.com
Nome placido
[]'s
 
Instalei no delphi 5 mas aparece a mensagem: A operação não pode ser executada porque os pinos não estão conectados ($80040209). Aparece assim que eu tento abrir o form do exemplo. agradeço desde já a ajuda.

Danilo
 
Danilo, talvez seja necessário fazer alguma modificação no código para que ele funcione no Delphi 5.
 
Como enviar as imagens para um servidor????
 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

Add to Technorati Favorites Adicionar aos Favoritos BlogBlogs diHITT

Assinar Postagens [Atom]