segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

 

Como inserir senha em Pendrive

A utilização de dispositivos móveis vem se popularizando com a queda do preço e o aumento da capacidade dos pendrives. Antes, restrito apenas a alguns usuários, tanto por causa do preço quanto pelo número de computadores com entrada USB e que não utilizavam o Windows 98 (que precisa da instalação de drivers para o funcionamento desses equipamentos).
Assim como para qualquer outra coisa, sempre temos os pontos negativos. Ao facilitar o transporte uma grande quantidade de documentos e programas para onde quisermos, sem os problemas que ocorriam na época dos disquetes (alguém ainda usa???), aumenta-se o risco de que informações confidenciais caiam em mãos erradas.
Podem ser desde uma simples agenda pessoal de endereços e telefones assim como um projeto confidencial de uma empresa. Muito se tem discutido sobre qual é a melhor forma de proteger essas informações e várias empresas têm discutido sobre políticas de proteção desses dados.
Não há como garantir 100% a segurança das informações, mas existem formas eficazes de torná-la pelo menos aceitável. Existem no mercado pendrives com programas que controlam o acesso através de senhas e outros com mecanismo de auto destruição após um determinado número de tentativas mal-sucedidas de acesso.
Porém, a maioria dos PenDrives, principalmente esses de baixo custo, não têm nenhum mecanismo de controle de acesso.

Pensando nisso, comecei a pesquisar na internet programas que pudessem proporcionar uma segurança mínima a esse tipo de dispositivo. Encontrei alguns softwares que se propõem a resolver esse problema, de gratuitos a pagos. O que eu tenho utilizado é um software OpenSource, publicado no SourceForge, chamado TrueCrypt. Ele não serve apenas para controle de PenDrives, mas também para o controle de acesso a informações gravadas em qualquer tipo de mídia magnética. Com ele é possível criar um drive virtual, acessado por senha, onde os dados são gravados e lidos automaticamente.
Vale a pena lembrar que existem versões tanto para Windows Vista/XP/2000 quanto para Linux.
Em breve estarei postando um tutorial sobre como utilizar o TrueCrypt para proteger informações em um Pendrive e, conseqüentemente, como fazer para proteger as informações em um HD comum.
Por enquanto, dêem uma conferida no tutorial do próprio site do TrueCrypt.
Para fazer o download do programa acesse a seção correspondente.

TrueCrypt: (Site) / (Download) / (Tutorial)

Marcadores: , , , ,


Comentários:
Olá Coelho,

Uma sugestão para quem quer um programa que rode diretamente no pendrive.

Pensave (www.pensave.com.br)

Abraço,

Antônio Carlos
 
Interessante essa opção, já tinha visto só que não chegei a avaliar.
Gosto do TrueCrypt primeiro por ser OpenSource e segundo por ter versões Windows e Linux.
Já o utilizo a um bom tempo e só tenho a elogiar...
 
Rodei o pensave no modo trial e fiz um teste. Minha organização de pastas e sub-pastas é grande e quando tentava copiar para o arquivo do pensave dava uma mensagem de erro, nome ou extensão muito grande.
 
Olá, nunca cheguei a utilizar o PenSave, porém, esse erro já aconteceu comigo utilizando o explorer do Windows (sem nenhum outro programa), portanto é provável que não seja um problema desse programa, mas sim do nível de subdiretórios (e o número total de caracteres até chegar o arquivo).

Eu tentaria mudar o nome dos diretórios/arquivos ou mudaria a árvore de diretórios para evitar esse problema...

Não estou muito certo mas o tamanho máximo de um "Path" (caminho até o arquivo) é de 256 caracteres.
 
Amigos,

Desenvolvemos uma aplicação em Português que faz a criptografia do Pen Drive.

www.brtecno.com

É em Português mais Simples e mais em Conta!

Abraços!
 
esse brtecno e legal se quizerem gastar pois se naum for pago vc utiliza ele com senha 12345 e recebe mensagens chatas pedindo para compra-lo...
 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

Add to Technorati Favorites Adicionar aos Favoritos BlogBlogs diHITT

Assinar Postagens [Atom]