sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

 

Como criar um drive criptografado com o TrueCrypt

Um breve resumo

O TrueCript é uma ferramenta OpenSource de criptografia automática que funciona tanto no Windows quanto no Linux. Com ele é possível criar um disco virtual dentro de um arquivo, como se fosse um drive real. Portanto, pode ser utilizado para criar um esquema de segurança de informações, tanto em um HD comum quanto em um PenDrive.

Depois de criado e iniciado o drive, basta utilizá-lo como outro qualquer, pois esse software se responsabiliza pelo processo de criptografia, deixando o usuário livre de qualquer tipo de intervenção (como em outros softwares, que criptografam arquivos individualmente).

Além disso, ele tem uma funcionalidade muito interessante que é a criação de volumes escondidos (esteganografia). Assim, se houver o risco de lhe forçarem a revelar a senha de acesso, a parte escondida não será visualizada.

Download do Software

Faça o download do software diretamente no site da TrueCrypt e, caso você queira, baixe também a tradução para o Português, mas eu não recomendo, pois com a tradução algumas informações são perdidas.

Criação de um drive criptografado:


  1. Após instalar o TrueCrypt, abra-o e clique no botão "Create Volume"


  2. Na tela "TrueCrypt Volume Creation Wizard" selecione "Create a standard TrueCrypt volume" e clique em "Next >"


  3. Na tela "Volume Location" clique em "Select File...". Escolha o local e o nome do arquivo (por exemplo: C:\Arquivos_Pessoais.TC) e clique em "Next >"


  4. Na tela "Encryption Options" deixe os parâmetros padrões (se você não conhece sobre esses algoritmos) e clique em "Next >"


  5. Em "Volume Size" entre com o tamanho máximo que seu drive deverá ter...


  6. Em "Volume Password" está a chave do sucesso da criptografia a ser feita. Digite a senha duas vezes para confirma-la e clique em "Next >" (Observe que é recomendado que você digite uma senha com no mínimo 20 caracteres – podendo chegar até 64 – o quanto maior melhor. Além disso, deve-se alternar letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais)


  7. Caso você digite uma senha com menos do que 20 caracteres será apresentada uma mensagem alertando sobre o ocorrido, mas isso não impede a criação do volume.


  8. Em "Volume Format" clique no botão "Format" para que o arquivo seja criado. (Obs.: Se o arquivo que você escolheu já existir, aparecerá uma mensagem lembrando que o arquivo não será criptografado e sim deletado para a criação de um novo)


  9. Ao terminar a formatação clique em "Exit" e volte para o TrueCrypt.


  10. Na tela do TrueCrypt, selecione uma das unidades de disco disponíveis (por exemplo, escolha o drive F:)


  11. Clique em "Select File..." e selecione o arquivo que acabou de ser gerado (C:\Arquivos_Pessoais.TC [no meu exemplo]) e clique em "Abrir" para retornar para o TrueCrypt


  12. Clique no botão "Mount" da janela do TrueCrypt (nesse momento o drive virtual será criado)


  13. Preencha a senha e clique em "OK"


  14. Abra o seu gerenciador de arquivos (por exemplo, Windows Explorer) e confira que o Drive (F:) foi criado.

Agora é só utilizar o novo drive como outro qualquer.

Para que todo o processo seja automatizado, você pode configurar o TrueCrypt para abrir automaticamente com o Windows e montar os drives que você solicitar:


  1. Clique no item de menu "Settings" e depois em "Preferences..."


  2. Marque as opções "Start TrueCrypt" e "Mount favorite volumes" e clique em "OK"


  3. Voltando para o TrueCript clique no item de menu "Volume" e depois em "Save Currently Mounted Volumes as Favorite"


  4. Na mensagem de confirmação, clique em "Sim"

Depois disso, sempre que você abrir o Windows será solicitada a senha para cada drive virtual que você marcou como Favorito.

Obs.: Em breve explico como criar um drive oculto utilizando o TrueCrypt.

Marcadores: , , , ,


Comentários:
Boa Tarde!
Achei muito interessante esse aplicativo "TruCrypt", acompanhei todo o processo e em vez de colocar "C:\ direcionei para E:\ que é um PENDRIVE que tenho de 4GB da Kingston, só que no final verificando em meu computador ele criou o "drive" virtual no disco local c: e nao apareceu no E: do pen drive, pode me ajudar???
Obrigado!
Lamindo
 
Quando você terminar o processo ficará criado dentro do PenDrive um arquivo (por exemplo: E:\Arquivos_Pessoais.TC), certo?
Bem, se isso aconteceu então está correto e falta só um pouco para você abrir o novo drive.
Na realidade esse arquivo é uma "imagem" do seu drive virtual. Assim, quando você abri-lo com o TrueCrypt (veja os passos de 10 a 13) surgirá uma nova unidade no seu computador. É como se você estivesse conectando outro pendrive. Então, você não vai mexer com o drive E: (que é o pendrive) e sim com o drive F: (no meu exemplo).
Qualquer coisa pode perguntar novamente.
Vou também elaborar um passo-a-passo com as imagens e publicarei aqui no blog.
 
Olá! Muito bom este artigo! Mas fiquei com uma duvida...

Eu gostaria de utilizar o TrueCrypt para criptografar um arquivo dentro de um pen drive e só abri-lo em um determinado pc. Consigo isso??? Como???

Ao criar uma unidade virtual dentro do pen drive, os arquivos que estiverem dentro dela só abrem no pc de origem do arquivo.TC?????
 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

Add to Technorati Favorites Adicionar aos Favoritos BlogBlogs diHITT

Assinar Postagens [Atom]