sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

 

Crie Ringtones para seu celular


Existem vários sites onde podemos baixar toques para celular (ringtones), um deles é o BRTones que também possui imagens e aplicativos para download. Mas o melhor mesmo é criar o seu próprio "ringtone".
Para criar o seu próprio tom para celular, existem vários programas, mas o que eu utilizo é o Audacity que é um freeware OpenSource hospedado no site do SourceForge.
Com esse software instalado é possível abrir um arquivo MP3, selecionar um pedaço da música e gravá-lo com uma taxa de bits menor (o que permite gerar um "ringtone" pequeno, já que a maioria dos celulares possui pouca área de armazenamento).
 

Para gerar um Ringtone para seu celular siga os passos abaixo:
  1. Faça o download do Audacity e instale-o;
  2. Faça o download do LAME MP3 Encoder e descompacte seu conteúdo no diretório onde foi instalado o Audacity;
  3. Gere ou baixe um arquivo MP3 com a música de onde você quer tirar um parte para montar o ringtone;
  4. Abra o arquivo MP3 pelo Audacity e selecione a parte da música que você quer gerar o Tom (através do gráfico de ondas da música que é apresentado no software);
  5. Vá ao item de menu "Editar | Preferencias...";
  6. Na página "Formatos de Arquivo", clique no botão "Encontrar Plug-in" e localize a DLL (lame_enc.dll - que você descompactou no diretório do Audacity), mude a "Taxa de bits" (bitrate) para um valor menor do que o atual, por exemplo "90 kb", clique em OK;
  7. Agora clique no item de menu "Arquivo | Exportar seleção como MP3" para salvar o pedaço da música que você selecionou;
Teste o "ringtone" e verifique a qualidade dele. Caso não fique boa, basta voltar ao Audacity e escolher uma "Taxa de Bits" maior e Exportar a selecão novamente.
Depois de pronto, é só enviar o Tom para o celular, via cabo de dados, BlueTooth, etc.
Obs.: Reduzindo a taxa de bits, a qualidade do som também será diminuída, mas como os celulares não reproduzem muito bem, essa mudança costuma não ser perceptivel. Portanto, depende de cada um realizar esses ajustes.

Marcadores: , , , , , , ,


Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

Add to Technorati Favorites Adicionar aos Favoritos BlogBlogs diHITT

Assinar Postagens [Atom]