terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

 

Como aumentar a segurança em PenDrives

Antes da popularização da internet, o meio mais comum de disseminação de vírus de computadores era através de dispositivos móveis, quer dizer CD's e principalmente disquetes.
Com os vários serviços disponíveis na internet e as deficiências de tamanho e qualidade dos disquetes acabou fazendo com que as pessoas diminuíssem a utilização desses dispositivos. Conseqüentemente, o número de infecções através deles é muito pequeno.
Porém, como a utilização de PenDrives vem crescendo, aumenta-se também o interesse no desenvolvimento de vírus que utilizem esses aparelhos. Primeiro, por causa do potencial de contaminação e segundo por causa das pessoas, que não prestam muito atenção nessas coisas.
Por acaso você já parou para pensar que, na maioria dos PenDrives, não há nenhum dispositivo mecânico para impedir a gravação de informações neles, como nos disquetes? Com isso, não há como garantir segurança na utilização de PenDrives.

Mas o que podemos fazer para remediar, um pouco, essa situação?
Primeiro, você tem de instalar um bom antivírus na máquina e mantê-lo atualizado (e lógico, ter um Firewall para acessar a internet, mas não vem em questão agora) e, em segundo lugar, desabilitar o AutoPlay de dispositivos móveis na sua máquina.
Desabilitando o AutoPlay você não impede que o seu pendrive seja contaminado, mas garante que, quando ele for conectado à sua máquina, o vírus não seja executado automaticamente, dando tempo para o antivírus agir.

Mas como desabilitar o AutoPlay?
Para o WindowsXP existe o PowerToy "Tweak UI" da própria Microsoft e nele dá para efetuar essa configuração.
Após instalar o "Tweak UI" vá ao item "My Computer | AutoPlay | Drives" e "My Computer | AutoPlay | Types", desmarque o AutoPlay de todos os itens e clique em OK.

Vale lembrar também que é importante pedir ao antivírus que verifique o PenDrive pois, como a verificação é feita sob demanda, ele só vai detectar o vírus quando este for acessado pelo Sistema Operacional.

Em tempo, foi por isso que, nos meus artigos sobre o TrueCrypt, eu não comentei sobre a opção de auto-criar drives quando um dispositivo móvel é conectado ao computador.

Marcadores: , , ,


Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

Add to Technorati Favorites Adicionar aos Favoritos BlogBlogs diHITT

Assinar Postagens [Atom]