sexta-feira, 27 de março de 2009

 

Guia Ubuntu - Tudo o que você precisa saber (Grátis)

Keir Thomas lançou o Guia Ubuntu (Ubuntu Pocket Guide and Reference), nesse livro ele explica tudo o que você precisa saber (e mais um pouco) sobre esse sistema operacional GNU/Linux.

Essa publicação é direcionada para usuários finais do sistema, quer dizer, para pessoas que precisam aprender como instalar o software, efetuar configurações básicas nele e utilizar os recursos comuns de um computador pessoal, como Internet, multimídia, ferramentas para escritório (tipo Office), controle de arquivos, impressão, etc.

O bom desse livro é que seu autor disponibilizou sua versão PDF (eBook) para download gratuito na Internet, além de disponibilizá-lo para leitura através do Google Books.

Cabe lembrar aqui que ele está escrito em inglês, mas não deixa de ser um bom guia para quem quer aprender mais sobre a versão Linux mais comentada e utilizada atualmente.

Essa edição cobre as versões 8.04 LTS e 8.10, mas, logicamente, também continuará servindo para as próximas versões como a 9.04 (Jaunty Jackalope) que está para ser lançada neste próximo mês (abril de 2009).

Linux: Guia gratuito do Ubuntu (inglês)


Para ler o livro online vá a:

Para fazer Download do eBook, clique em um dos links abaixo (Tamanho: 2Mb):

Referências:

Viva o Linux - Guia Gratuito do Ubuntu (em inglês)

Ubuntu Pocket Guide and Reference

Marcadores: , , , ,


sábado, 21 de março de 2009

 

eBook - Optical Networks: A Practical Perspective, 2 Ed

Continuando a nossa divulgação de livros digitalizados sobre Redes de Computadores, apresentamos o livro "Optical Networks: A Practical Perspective, 2 Ed" de Rajiv Ramaswami, Kumar Sivarajan.

Esta segunda edição completamente atualizada e expandida de "Redes Óticas: Uma Perspectiva Prática" desponta como a primeira e mais respeitada fonte de informações sobre técnicas e tecnologias de redes óticas.

Escrito por dois dos mais respeitados estudiosos da área, cobre em detalhes componentes e transmissão de dados, mas realçam a utilização prática dessas tecnologias dentro das empresas. Como elas avaliam, instalam ou desenvolve soluções óticas.

Este livro captura todas as informações difíceis de encontrar sobre arquitetura, controle e gerência, e outros temas de comunicações que o afetarão no dia a dia, como, planejar para tomar decisões, criar implementações e efetuar manutenções na sua rede.

Se sua meta é entender completamente redes óticas na prática, este livro deve ser seu primeiro recurso.
* Focado na prática, construção de redes e seus problemas: tudo que você necessita saber sobre a implementação de soluções óticas atualmente disponíveis.
* Fornece os detalhes sobre transmissão e componentes que você necessita entender e avaliar as tecnologias concorrentes.
* Oferece atualizada e detalhada cobertura sobre propagação, lasers e tecnologia ótica de comutação, projeto de rede, projeto de transmissão, IP sobre WDM, comprimento de onda, roteamento, padrões óticos, entre outros.

Especificações do livro:

eBook - Optical Networks
Título: Optical Networks: A Practical Perspective ,2 Ed
Autores: Rajiv Ramaswami, Kumar Sivarajan
Editora: Morgan Kaufmann
ISBN: 1558606556
Lançamento: 2001-10-15
Páginas: 864
Formato: PDF
Tamanho: 41 MB

Links para Download:

RapidShare

DepositFiles

Uploading


Referências:

Free eBook Download

eBookEE

Marcadores: , ,


quinta-feira, 19 de março de 2009

 

Cabos STP, FTP, ScTP

Quando estamos falamos de redes de computadores, a sigla STP (shielded twisted pair), genericamente, refere-se a qualquer tipo de cabo de par trançado que seja blindado.

Apesar disso, o mais comum é referir-se ao cabo de par trançado definido pela IBM para redes Token-Ring, com 2 pares de fios blindados e com impedância de 150 ohms (mostrados nas figuras abaixo).

IBM STP Tipo 6IBM STP Tipo 9A
Fonte: TechFest

IBM STP Tipo 1
Fonte: RedBooks - IBM



Já os cabos ScTP (screened twisted pair) e FTP (foil twisted pair) são cabos de par trançado blindados de 100 ohms usados em rede Ethernet (com 4 pares). O ScTP é blindado por uma malha metálica parecida com as dos cabos coaxiais, enquanto os FTP são blindados com uma fina folha de aço ou de alumínio.

Existem outros tipos de cabos blindados:
- Com proteção individual (por par);
- Com proteção englobando todos os pares;
- Ou com esses dois tipos de proteção.
Cabo FTP
Cabo FTP (Fonte: Guia do Hardware)
Cabo STP
Cabo Ethernet STP (Fonte: Guia do Hardware)
Cabo SSTP / SFTP
Cabo SSTP ou SFTP (Fonte: Guia do Hardware)

Marcadores:


quinta-feira, 5 de março de 2009

 

Entendendo o protocolo Spanning Tree

O protocolo STP (Spanning Tree Protocol) tem a função de gerenciar conexões entre switchs de uma rede, bloqueando conexões duplicadas (redundantes) entre esses equipamentos e mantendo ativo apenas um caminho entre eles.
Assim, ele impede que existam loops nas conexões e evita que quadros trafeguem duplicados dentro da rede. Isso evita que o algorítmo de encaminhamento seja confundido, pois um equipamento pareceria estar conectado a mais do que uma porta do switch.

Para entender melhor sobre esse protocolo e como ele funciona, leia o material "Understanding Spanning-Tree Protocol" e depois veja uma Animação sobre Spanning-Tree Protocol, ambos do site da Cisco.


Marcadores: ,



Add to Technorati Favorites Adicionar aos Favoritos BlogBlogs diHITT

Assinar Postagens [Atom]